top of page
Foto do escritor

NACHT UND NEBEL

Atualizado: 12 de mar. de 2019

A música tem destas coisas. Recordam-se cenas, mesmo algumas maradas. Desta vez, ao escutar um tema de 1984, recordei algo pouco divulgado na História Mundial.

Nacht und Nebel (em português: Noite e Nevoeiro) é o nome de uma directiva (em alemão: Erlass) de Adolf Hitler de 7 de Dezembro de 1941, cujo alvo eram os activistas políticos e os "apoiantes" da resistência, e o objectivo era acabar com "todos aqueles que ameaçam a segurança alemã" (die deutsche Sicherheit gefährden) dos territórios ocupados. A sua designação tinha origem no Tarnhelm (um capacete mágico), da ópera Das Rheingold de Richard Wagner.


Três meses mais tarde, o marechal-de-campo Willhem Keitel do Alto Comando das forças Armadas acrescentou mais texto à directiva passando esta a incluir todas as pessoas dos territórios ocupados que tinham sido detidas; se estivessem vivas oito dias mais tarde, deviam ser entregues à Gestapo. A directiva servia para intimidar e controlar as populações locais, negando o paredeiro dos presos às suas famílias. Os prisioneiros eram transportados secretamente para a Alemanha, e desapareciam sem deixar rasto. Em 1945, os registos abandonados da Sicherheitsdienst (SD) foram encontrados; registavam apenas nomes e as iniciais "NN" (Nacht und Nebel); até mesmo os locais das sepulturas não eram registados. Os nazis chegaram a criar uma expressão para aqueles que "desapareciam" de acordo com o decreto; eram vernebelt - transformados em nevoeiro. Até à data desconhece-se quantos milhares de pessoas terão desaparecido como resultado desta ordem.

O Tribunal Militar Internacional em Nuremberga estabeleceu que os desaparecidos ao abrigo da directiva Nacht und Nebel se encontravam no contexto de crimes de guerra, o que violava tanto aa Convenções de Haia como as leis fronteiriças internacionais.

Existiu um grupo belga, nos anos 80, chamado Nacht und Nebel que editou alguns temas um deles chamado Ready to Dance

Texto consagrado a Claudia Patatas e Silvio Santos, dono e apresentador do canal de televisão SBT, que fez um excelente um comentário sobre as vestes da cantora Claudia Leitte.



Texto: (adaptado do link - https://encyclopedia.ushmm.org/content/en/article/night-and-fog-decree por) Fernando de Sucena (Investigador de informação; Jornalista; Escritor e Formador). 2019©/Produtores Reunidos©

Imagens: Google©


000244

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page