Quando, a 17 de Março, o Grande Prémio da Austrália arrancar, estaremos a assistir a história a ser feita: será a corrida com a idade média dos pilotos mais baixa de sempre, com apenas 26 anos e três meses.
Os dados mostram que a média tem vindo sempre a descer. Na temporada de abertura da F1, em 1950, a média de idades era 52 anos, dez anos depois a média era 33 anos. Em 2018, a média de idades era de 26 anos e sete meses.
Vamos ter seis pilotos novos, dos quais três são regressos: Lando Norris (McLaren), George Russell (Williams), Alexander Albon (Toro Rosso), Antonio Giovinazzi (Sauber), Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Robert Kubica (Williams).
O piloto mais novo será Lando Norris, ainda com 19 anos, já o mais velho será Kimi Raikkonen, com 39.
A temporada de 2019 também fica marcada por ser uma das temporadas com mais pilotos a trocarem de equipa, num total de seis: Lance Stroll da Williams para a Racing Point, Charles Leclerc da Sauber para a Ferrari, Pierre Gasly da Toro Rosso para a Red Bull, Carlos Sainz da Renault para a McLaren, Daniel Ricciardo da Red Bull para a Renault e Kimi Raikkonen da Ferrari para a Sauber.
A Red Bull Racing encerrará a sua parceria de doze anos com a Renault e mudará para as unidades de potência Honda. Com isso, a Red Bull Racing junta-se à Scuderia Toro Rosso no uso de propulsores Honda. Apesar disso, nenhuma equipe deverá ser reconhecida como a equipe oficial de fábrica da Honda. O acordo com a Honda é de dois anos, garantindo o fornecimento de unidades de potência para a Red Bull Racing até que a próxima geração de regulamentações de motores seja introduzida em 2021.
A Racing Point Force India F1 Team foi oficialmente renomeada para Racing Point F1 Team, removendo o nome "Force India", que esteve presente na Fórmula 1 desde a temporada de 2008.
Como parte de um acordo de patrocínio, a Sauber alterou o seu nome transformou-se na Alfa Romeo, removendo o nome "Sauber", que esteve presente na grelha da Fórmula 1 desde a temporada de 1993.
No entanto, existem muitos mais motivos de interesse, pelo menos estatísticos para uma modalidade cada vez mais desinteressante.
A temporada de Fórmula 1 de 2019, será a 70ª temporada do Campeonato Mundial de Fórmula 1,e que verá a corrida número 1000 ocorrer no Circuito Internacional de Xangai, em 14 de Abril.
Não haverá mais corridas em três fins-de-semana consecutivos, como ocorreu em 2018 com as etapas de França, Áustria e Inglaterra.
Depois de muitas discussões de bastidores em relação ao contrato com o Liberty Media, consta no calendário, novamente no circuito de Hockenheim.
Houve a inversão de ordem dos GP's do México e dos EUA em relação ao ano de 2018.
Será a primeira vez desde 1962 que o Mundial terá sua última prova em Dezembro.
Quanto ás alterações técnicas introduzidas, as mais notórias são:
Na reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, realizada em Paris, foram estabelecidas novas regras para o campeonato de 2019:
Nova asa dianteira e traseira, mais simplificada, de modo a garantir corridas mais renhidas; zona do travão e suspensão mais simplificada para não incomodar tanto o fluxo do ar; nova posição para os espelhos retrovisores e da asa traseira para ajudar na visibilidade traseira; a
localização das câmaras onboard será alterada para obter uma visão mais clara sobre o halo;
faróis traseiros serão adicionados à lateral da asa traseira; pequenas modificações serão feitas para a carenagem de halo para ajudar na extração do piloto.
No que respeita aos pneus fornecidos, uma vez mais em exclusivo pela Pirelli, existem apenas alterações da nomenclatura dos mesmos, sendo eles Macio, Médio e Duro, com suas respectivas cores. O tipo de composto que será utilizado é separado em nomenclaturas (C1 [Mais Duro] ao C5 [Mais Macio]), sendo separado para cada Grande Pémio três dos cinco compostos disponíveis pela Pirelli.
Pilotos, equipas e calendário
Mercedes - Lewis Hamilton e Valtteri Bottas
Ferrari - Sebastian Vettel e Charles Leclerc
RBR - Max Verstappen e Pierre Gasly
Renault - Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg
Haas - Romain Grosjean e Kevin Magnussen
McLaren - Carlos Sainz Jr. e Lando Norris
Force India - Sergio Pérez e Lance Stroll
Sauber - Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi
STR - Daniil Kvyat e Alexander Albon
Williams - Robert Kubica e George Russell
Para saber mais e ter acesso a estatísticas globais aceda aos links abaixo:
Texto: Fernando de Sucena (Investigador de informação; Jornalista; Escritor e Formador). 2019©/Produtores Reunidos©- com agências
Imagem: Google©
000291
Comments