Os países mais felizes do mundo são a Noruega, seguida pela Dinamarca, Islândia, Suíça e Finlândia. Portugal está na 89ª posição mais perto da Tanzânia, do Burundi e da República Centro Africana do que da Dinamarca.
Dizem os sábios e não só, os menos estúpidos também, que na vida se aprende com a experiência, tanto nossa como dos outros.
Ora vem a propósito de que pode isto ser uma das qualidades de todos os seres vivos e até dos vegetais na defesa da espécie e na procura legitima da felicidade.
Se para emagrecer se anuncia em toda a parte como fazer, desde na tv, na rádio, nos anúncios da imprensa, chegando a haver especialistas a enunciarem as fórmulas facilmente compreensíveis porque não há ainda especialistas inteligentes e hábeis a apontar como um cidadão ou um povo pode ser feliz?.
Quem sabe disto diz que os países mais felizes têm o povo mais feliz porque recomenda e pratica prioritariamente o cuidado, a liberdade, a generosidade, a honestidade, a saúde, os orçamentos e a governação. E além de tudo isto esmeram-se num bom apoio social para que não haja pelo menos infelizes.
Qualquer português ao ouvir isto deve sentir-se envergonhado e até irritado por não termos mandado ainda os nossos presidentes, 1ºs ministros, líderes, passarem férias mesmo pagas por nós, nesses países para apalparem o que é e como se faz a felicidade dos outros. Mas até gora nada nesse sentido. Vivemos à margem neste 3º milénio.
Vamos mandá-los estagiar por ali e inter-romper as sempre dispendiosíssimas comissões de estudo; no ensino, na justiça, na economia, no trabalho, na comunicação social, na saúde... em tudo, porque eles, nesses países já passaram por aí e têm a fórmula e os manuais que nos podem emprestar.
Os políticos ou autarcas, os deputados e todos essas dezenas de cargos deveriam ser pagos na mesma proporção, nem mais nem menos, um euro do que ali.
Já uns não andavam preocupados em como surripiar o que pertence a todos e todos poderíamos ter o que merecemos.
Texto: Luís Pereira de Sousa. (Apresentador de Televisão; Locutor, Jornalista e Escritor). Escreve no blogue Pedeleke - http://pedeleke.blogspot.com/
Imagens: Google©.
NR: O autor das crónicas terminou um novo livro que se chamará, em princípio, ‘O DIABO NA SACRISTIA’.
000053
Não é com temas como os que estes blogueiros escrevem que ficamos mais felizes. A culpa não é sua, porque o que escreve é interessante, mas perde-se no meio de tanta porcaria, que apenas posso classificar de jorna...lixo.