top of page
Foto do escritor

400 CANÇÕES PRÓPRIAS REUNIDAS

Atualizado: 7 de mar. de 2019

400 Cancões próprias reunidas é um livro de 532 páginas com canções (letra e pauta) da lavra do autor Altino Moreira Cardoso, um duriense, diversas vezes referido neste espaço e nascido 8 de Dezembro de 1940, no mesmo dia em que se comemoram estas efemérides: A Igreja Católica celebra a Imaculada Conceição de Maria e em 1995 – bandeira da União Europeia é adoptada pelos países signatários.

O que é mais saliente na obra é a escrita musical presente ao longo de todo o livro e que transmite a experiência adquirida em jovem com uma harmónica. Desses primeiros tempos, foi crescendo o gosto pela partitura e pela escrita musical que levaram o autor a desenvolver muitas competências no seminário por onde passou em jovem e, mais tarde na sua colaboração como elemento da TUNA ACADÉMICA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA onde concluiu a licenciatura em 1969.

A experiência demonstrada nesta obra de abrangência vasta vem no seguimento da colaboração entre 1976 e 1980 na saudosa revista Música&Som, onde foi colega de redacção de João Gobern, Jaime Fernandes e tantos outros ‘comercialistas’.

Este livro é uma homenagem aos 130 anos da TAUC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra) extensível, à associação de antigos tunos; ao ensemble de câmara Carlos Seixas e à orquestra de tangos impulsionada pelo autor.

A adaptação de poemas a músicas do autor e um segmento inteiro do livro com fragmentos pautados de estilos vários e tons de acompanhamento devidamente escritos são dois elementos essênciais da estrutura deste livro. Integrado no seu miolo estão partes de outras obras do mesmo teor anteriores como sejam poemas da Mensagem de Fernando Pessoa musicados e do recentemente referido nestas páginas ‘O Caldinho de Pedra’.

O autor não se fez rogado e musicou inúmeras poesias da sua própria autoria incluindo marchas e hinos, com a particularidade de encontrarmos o Hino à cidade da Amadora e à Vila de Sintra.

Uma obra essencial para quem quiser seguir à risca a estrutura musical clássica, sem os préstimos do computador e com inúmeras variáveis de composição.

A publicação é da responsabilidade da Edições Amadora-Sintra.


Texto: Fernando de Sucena

Imagens: Google©


000140

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page