Concluímos o primeiro post nesta categoria de forma regular, com o final do enquadramento técnico do que é o mundo Lego. Parte dois do léxico da Lego.
M
Mech ou Mecha são veículos, normalmente bípedes, com um aspeto de robô gigante mas que por norma não são autónomos, ou seja, são pilotados. São bastante comuns em algumas séries de animação e aparecem regularmente em filmes cinematográficos.
Em relação à LEGO, foram já editados vários conjuntos que possuem um ou mais Mechs. Tiveram algumas aparições em alguns conjuntos do tema Life On Mars de 2001 e outros do tema Make and Create em 2003, 2004 e 2005. É em 2006 que surge um tema inteiramente dedicado a este tipo de veículos, o EXO-Force. O tema é comercializado em 2006, 2007 e 2008 editando cerca de 20 mechas diferentes.
Este tipo de veículos é muito popular entre alguns criadores, principalmente aqueles com alguma ligação à ficção científica ou à cultura oriental. Existe mesmo um site/grupo dedicado inteiramente ao tema, o MechaHub.
Medidas - os fans de LEGO normalmente referem-se às peças pelo número de studs que têm. Por exemplo um brick que tem 2 studs no lado mais curto e 4 studs no lado maior é chamado de 2x4 brick. Um plate com 2 studs em ambos os lados é chamado de 2x2 plate.
Até os tiles (que não têm studs) são referidos pelos especialistas pelo número de studs que ocupam. Noutro exemplo, uma peça com a altura de um brick, 4 studs no topo e de forma redonda, é chamada 2x2 round brick.
Microfig – pequenas figuras (metade do tamanho regular das mimifiguras) pertencentes aos set LEGO Games.
Microscale - Técnica de construção em que são utilizadas peças LEGO para construir cenários em escala muito reduzida e bastante inferior à minifig scale.
Midi scale – referência a sets que estão entre a miniatura e a escala das minifiguras. Não incluem minifiguras, mas são muito mais detalhados que os mini sets. Até agora, só os sets Star Wars têm versões midi.
Minifig / Mini Figure (MF) - é a designação universalmente dada à figura LEGO mais comum. É o boneco LEGO, usado na maioria dos conjuntos SYSTEM. Não confundir com a linha Jack Stone. Os minifigs apresentam uma escala aproximada de 1:50.
Este tipo de figuras sofreu diversos melhoramentos ao longo dos anos, sendo que atualmente possui, pernas, braços e mãos articuladas. Desde há alguns anos que as cabeças dos mesmos passaram a conter expressões mais realistas e variadas, para além do tradicional sorriso e que são também apresentadas em cores mais realistas como o flesh, light flesh e brown.
Esta surgiu em 1978, como forma de suprir a necessidade de um pequeno boneco articulado e com características humanas reconhecíveis, que ao mesmo tempo fosse suficientemente pequeno para se enquadrar nos pequenos modelos LEGO. Destinava-se à faixa etária entre os 5 e os 12 anos.
A minifig teve desde o início a sua configuração condicionada por uma experiência prévia da LEGO, o stubbie: este era uma figura muito mais simples, surgida em meados dos anos 70, mas cuja ausência de mãos ou pernas articuladas impedia uma utilização verdadeiramente alargada.
É assim que a minifig surge com uma altura de 4 bricks, tronco trapezoidal (reminiscência do stubbie, assim criado para não ter um aspeto excessivamente anguloso), pernas articuláveis, e um "pescoço" suficientemente longo para segurar a cabeça e simultaneamente comportar um ou dois utensílios. Os braços da minifig também eram articulados, mas por causa da configuração do tronco eram incapazes de manter a mesma distância entre si em todas as posições; isto veio a ter consequências futuras para o design de acessórios. Finalmente, as mãos das minifigs tinham um diâmetro interior compatível com o das antenas LEGO (3mm) e um diâmetro exterior compatível com o dos studs LEGO (5mm) - isto permitia à minifig agarrar outros elementos LEGO de pelo menos duas formas distintas.
Minifig Scale – Escala de construção baseada nas dimensões do minifig cuja escala é 1:50.
Atenção que estamos a falar de uma escala aproximada e não necessariamente uniforme. Ou seja existe normalmente uma correspondência em altura, podendo tudo o resto ser representado de forma mais compacta em superfície. Nomeadamente omitindo determinados pormenores como determinadas divisões ou espaços de uma casa edifício etc... ou representado espaços em áreas mais pequenas do que a referida escala.
Miniland - Área comum aos diversos parques LEGOLAND, onde se representa uma cidade construída apenas com peças LEGO “standard” (i.e. não demasiado específicas ou modernas) e utilizando uma escala que é consideravelmente superior à escala minifig. Apenas como termo de comparação, os comboios na Miniland andam na ordem do 18/20-wide, enquanto os comboios comercializados pela LEGO à escala minifig são 6-wide.
Miniland Scale – Escala de construção, correspondente às construções da Miniland.
MISB (Mint In Sealed Box) - É usada para classificar um set dentro da caixa original, ainda selada, em estado perfeitamente novo - tal como sai da fábrica da LEGO.
O valor de um set MISB é em geral maior de um set apenas novo, mas sem o selo original.
Os sets MISB são geralmente os preferidos para a inventariação de peças, como as presentes no Peeron.
Há variações da terminologia MISB, como por exemplo MISP.
MISP é a sigla em inglês para "Mint Inside Sealed Polybag". É usada para classificar um set dentro do saquinho original, ainda fechado, em estado perfeitamente novo - tal como sai da fábrica da LEGO.
O valor de um set MISP é em geral maior de um set apenas novo, mas com o saquinho aberto.
Os sets MISP são geralmente os preferidos para a inventariação de peças, como as presentes no Peeron.
MISP é uma variação da terminologia MISB.
MOA (My Own Adapatation) – Significa “A Minha Própria Adaptação” e refere-se a um set que sofreu algumas alterações, mas geralmente feitas apenas com peças do próprio set, mantendo-se muito próximo do desenho original. É este facto que distingue a pequena diferença destes para um MOD (ver à frente).
MOC (My Own Creation / “A Minha Criação”) - Sigla referente às criações originais de AFOLs ou KFOLs feitas com elementos LEGO.
MOD – Sigla geralmente utilizada para referir conjuntos LEGO originais sobre os quais se fazem algumas alterações. Normalmente mantém-se reconhecível o conjunto original, que sofre apenas algumas alterações como modificações de cores em partes do mesmo, inclusão de detalhes adicionais ou mesmo ampliações dentro do estilo original. É também referido por alguns como "My Own Design".
MOO é a sigla para "My Own Object" e que significa: "O meu Objecto".
Um MOO é um objecto ou elemento criado com o gosto e visão pessoal do autor para vir a ser usado em construções futuras.
Módulo é, de acordo com o dicionário (Porto Editora, 2006): medida que regula as proporções das partes de um edifício ou de qualquer peça arquitetónica; unidade ou peça autónoma que pode ser combinada com outras para formar um todo.
De acordo com estas definições, qualquer elemento LEGO é em si mesmo um módulo; no entanto, no contexto AFOL esta designação refere-se mais frequentemente a uma construção que segue um qualquer padrão publicado e que se destina a uma utilização conjunta com outras construções análogas.
N
NLP (Non LEGO Person) - Termo utilizado para alguém que não esteja familiarizado com a terminologia LEGO, sets (conjuntos) ou técnicas de construção.
NPU é a sigla em inglês que significa “Nice Parts Usage”, em tradução livre “bom uso de peças”.
É normalmente associado a uma utilização inesperada de peças LEGO com um propósito ou função diferentes daqueles para o qual as peças foram idealizadas/concebidas como, por exemplo, utilizar cadeiras para fazer telhados. Na imagem seguinte pode ser observado braços de minifigs para fazer os olhos e focinho do tigre e capacetes para os dedos e queixo.
O
OKC - Iniciais de 'Ole Kirk Christiansen' que fundou a empresa LEGO em 1932, apesar de não ter ainda este nome por essa altura.
P
Plate (Placa) - São as peças LEGO que tem um terço da altura dos bricks e com studs no topo. Exemplo de uma plate 2 x 4. Plate 1 x 2 - Placa com 1 stud de largura e 2 studs de comprimento ou seja, 8 por 16mm.
POOP é uma sigla inglesa, que designa "Piece made Of Other Pieces", ou seja, uma peça única que substituiu uma montagem possível com outras peças LEGO.
Por vezes, um POOP é útil, ao conferir maior rigidez a uma montagem; mas na maioria das ocasiões, é uma peça com utilidade limitada, por não poder ser dividida nos componentes mais elementares (indo assim um pouco contra a filosofia da LEGO, que prevê a multiplicidade de montagens com as peças dum conjunto).
Power Fuctions é um sistema constituído por várias peças que se destina a dar movimento aos MOCs. Como exemplo, temos os motores elétricos, comandos recetores IR, atuadores lineares e motores de fricção. Nem todos estes elementos poderão ser Power Functions, apenas os lançados a partir de 2008. Distinguem-se por ter três cores características, o cinzento-claro, cinzento-escuro e laranja.
PPP ("Price Per Part" - Preço por Peça) - Designação utilizada normalmente em reviews de sets, para traduzir o preço do mesmo em termos de custo por peça, naturalmente tendo por base o número de peças que compõem o set. Trata-se assim de uma forma simples de comparar o preço entre sets, embora a utilidade desta informação dependa também do conhecimento sobre a inclusão num dado set de peças específicas e mais caras por natureza.
O PPP é tradicionalmente mais alto em sets licenciados.
Printed (or decorated) Parts (Peças Pintadas) são peças que têm grafismos impressos.
Purista - Fan de LEGO que só utiliza peças originais LEGO®. Ou uma criação LEGO que só contem peças oficiais LEGO@ sem modificações e sem peças alteradas.
R
RIS (Robotics Invention System) – Nome da primeira geração de Kits LEGO Mindstorms.
Roadplate - Elemento semelhante a uma base plate, mas com uma parte lisa (i.e sem studs) e normalmente estampada com um padrão representativo de uma rua ou estrada. Existem em diversas configurações. Este elemento apresenta várias configurações que permitem a construção de geometrias variáveis. Mais comummente são placas com retas, curvas a 90º, cruzamentos ou entroncamentos ‘T’. As placas mais comuns têm as dimensões 32x32 studs havendo outras com tamanhos e desenhos específicos.
S
Set é a designação inglesa de um conjunto LEGO, tal como ele é completo. Cada set tem uma referência (com 3 dígitos, para as mais antigas, ou até um máximo de 7 para produtos muito específicos).
Há sets distintos que partilham a mesma referência, embora seja uma ocorrência relativamente rara.
"Setealizável" é um neologismo da língua portuguesa, que significa "um MOC suscetível de ser transformado num set LEGO".
Sigfig - versão minifigura de um fan de LEGO por este utilizada como avatar nas comunidades online ou como assinatura.
SNARL (Studs Not At Right angLe) - Refere-se a uma técnica de construção utilizada por exemplo em edifícios, castelos, etc... que permite construir paredes/blocos em ângulos vários, i.e. fora do alinhamento quadrangular normalmente permitido pelos studs nas baseplates LEGO.
SNOT (Studs Not On Top) Traduzindo para português significa “Pinos Não No Topo” É uma técnica de construção em que as peças são utilizadas com uma orientação fora do normal, i.e. em que os studs nem sempre estão voltados para cima, coexistindo peças com orientações diferentes.
STAMP é o acrónimo inglês que significa "Sticker Across Multiple Parts", ou seja, um autocolante que é colado sobre mais que uma peça simultaneamente, num qualquer modelo LEGO.
Os STAMPs representam uma dificuldade acrescida quando se pretende desmontar um modelo, e por vezes ficam danificados nesse processo. Para além disso, têm tendência para empolar sobre as junções entre peças, levantando o autocolante e perdendo aderência.
Stud - Em Português é designado por "pino" ou, em alguns catálogos mais antigos, "espiga". Em Inglês pode também ser referido como “knob”. São os cilindros no topo das várias peças que têm o logotipo LEGO® impresso. No entanto, também existem pinos ocos em que o logotipo não é impresso.
Também utilizado como equivalente de unidade de medida, para determinar a largura e comprimento de outras peças.
Studless - Peça ou técnica de construção sem studs. Particularmente utilizada em muitos (ou quase todos) dos mais recentes sets da linha TECHNIC. Gera também alguma controvérsia e divisão de opiniões ou gostos, entre a comunidade AFOL.
Não confundir com SNOT que é uma técnica de construção que nada tem a ver com studless conforme frequentemente e erradamente entendido.
Swoosh é uma palavra de origem inglesa que representa o som supostamente feito por uma aeronave em miniatura enquanto o seu utilizador brinca com ela. No caso dos MOCs isto aplica-se a aviões e outros objetos voadores, ou mais frequentemente até a naves espaciais (os entusiastas do tema Espaço são provavelmente os maiores utilizadores desta expressão)
À capacidade que um MOC tem de provocar este tipo de reação - induzir no observador a vontade de deslocar o objeto emitindo este som - chama-se "Factor Swoosh" ("Swoosh Factor" em inglês). Um fator swoosh elevado é geralmente tido como valorizador de um MOC.
T
TECHNIC Beam / Beams - São peças da linha TECHNIC com a forma de traves (a não confundir com os TECHNIC Bricks, ver mais abaixo), com um ou ½ stud de largura e possuem 'buracos' que as atravessam. São perfeitas para os axles (eixos), conectores e muitas outras peças. Geralmente apresentam um comprimento com um número ímpar de studs e variadas formas (em 'L' ou outros ângulos como 65º), possuem os extremos arredondados e são studless. Exemplo 1; Exemplo 2; Exemplo 3; Exemplo 4 e Exemplo 5.
Não é contudo clara a distinção entre TECHNIC Beams e TECHNIC Liftarms, encontrando-se frequentemente online as mesmas peças designadas de formas diferentes ou pelo menos pouco coerentes.
TECHNIC Bricks - São bricks com 1 stud de largura e 1 brick de altura, perfurados para serem atravessados por pins ou eixos. Exemplo de um TECHNIC Brick 1 x 6.
TECHNIC Liftarm - Um liftarm é uma peça de ligação que é utilizada para ligar eixos, beams e outros liftarms em conjunto. São úteis para transferir movimento de um ponto para outro. Ver contudo a definição de TECHNIC Beam acima.
Tema Licenciado é um tema que não foi desenvolvido originalmente pela LEGO mas adaptado e licenciados por terceiros. A licença normalmente permite que a LEGO desenvolva conjuntos durante um período de tempo. Normalmente também é permitida a utilização de logotipos e outro material registado do tema licenciado.
TFOL (Teen-Fan-Of-LEGO) – Adolescente fan de LEGO.
Tile - Equivalente a uma plate lisa, i.e. sem studs. Exemplo de uma Tile 1 x 2.
TLC (The Lego Company) – Abreviatura para o nome oficial da empresa “The LEGO Company”, que a mesma utilizou entre finais dos anos 90 e 2004
TLG (The Lego Group) – Desde o inicio dos anos 80 (talvez até mesmo antes) que o coletivo de empresas era referido nas brochuras como, “The LEGO Group of Companies”. Portanto muitos AFOLs chamavam-lhe TLG. No final dos anos 90 o grupo decide mudar o nome oficial para “The LEGO Company” e passo então a ser conhecida por TLC. Mais tarde em 2004 num esforço para harmonizar as holldings do grupo, a empresa decide retomar oficialmente o nome “The LEGO Group” e os fãs são atualmente encorajados a utilizar o acrónimo TLG.
TOPLESs (Tile or Plate Located between Enough Studs) – Mais uma técnica de construção, também conhecida por “Tile or Plate Between Studs” ou “Tile or plate placed verticaly between studs”.
Um artigo muito interessante sobre TOPLESs, pode ser encontrado neste link do ILTCO (Existe também na ILTCO Library uma versão em PDF).
TRU (Toys’r Us) - Cadeia de lojas de brinquedos vulgarmente referenciada quando se fala em lojas que vendem LEGO. É habitual esta cadeia de lojas ter alguns sets exclusivos com base em acordos feitos com a LEGO, que fazem com que os mesmos não sejam encontrados noutras lojas (além da Shop@Home).
V
Vault ("caixa-forte", em tradução livre do inglês) é a designação dada ao arquivo que contém algumas unidades (de 3 a 5) de todos os sets feitos pela LEGO. O arquivo tem como principal função o registo e prova de fabricação para possíveis problemas jurídicos de patentes.
O Vault situa-se em Billund, na sede da LEGO.
Vignette (ou Vig)é a representação de uma cena (que pode ser de um filme, livro, série, etc), construída com peças LEGO numa pequena base. As medidas normalmente usadas são 6x6 ou 8x8 studs. Este tipo de MOC deu origem a um personagem criado por AFOLs, o Joe Vig.
Vroom é uma palavra que representa o som supostamente feito por um veículo motorizado em miniatura enquanto o seu utilizador brinca com ele. No caso dos MOCs isto aplica-se a automóveis, camiões ou motas, entre outros.
Esta palavra deriva de Swoosh, já que o contexto é basicamente o mesmo, apenas diferem no tipo de veículos.
À capacidade que um MOC tem de provocar este tipo de reação - induzir no observador a vontade de deslocar o objecto emitindo este som - chama-se "Factor Vroom" ("Vroom Factor" em inglês). Um factor Vroom elevado pode significar que um MOC é robusto e resistente.
W
Watermark que significa em português "marca d’água". É o termo utilizado para designar uma marcação reconhecida que pode ser feita através de uma imagem ou de um padrão de forma a proteger um documento, uma imagem ou um produto, não permitindo facilmente a sua duplicação ou falsificação. A TLG não permite a divulgação e disseminação de imagens que estejam marcadas com a sua marca d'água e para isso pede aos AFOLs e comunidades AFOL para que os ajudem a remover as imagens, a eliminar links para imagens, a estancar as fugas de informação dos seus sites e a notificar a CEE Team das Leaks que tenham conhecimento.
WIP (Work In Progress) - Traduz-se para "trabalho em progresso" e designa por exemplo quando um MOC ainda não está terminado mas ainda assim o seu autor decide mostrar o mesmo em fase preliminar ou de construção.
X
X-wide - Refere-se à largura padrão de um modelo de veículo (carro, camião, comboio), medida em studs, onde o X é substituído pelo respetivo número. Por exemplo, os carros do tema Cidade eram 4-wide (ou simplesmente 4-w) enquanto os comboios são geralmente 6-w, embora os AFOL também os façam em 7 e 8-wide.
Y
YFOL (Young Fan Of LEGO) – jovem fan de LEGO.
Texto: Carlos Vivo (blogger, técnico multimédia e audiovisual, help-desk e leggista).
Imagens: Google e Lego offical page
Republicação de edição original do XOK Magazine
Mais informações sobre o mundo Lego em português, em:
http://vivolego.blogspot.pt
000342
Comments