Vamos iniciar esta categoria de forma regular, com um enquadramento técnico do que é o mundo Lego. Parte um do léxico da Lego.
A
ABS é a sigla inglesa (Acrylonitrile Butadiene Styrene) Acrilonitrilo-butadieno-estireno para designar um co-polimero de plástico, matéria-prima da esmagadora maioria dos elementos LEGO.
O ABS foi introduzido nos anos 60, porque o material anterior (CA) sofria deformações bastante evidentes, e não mantinha o aspeto ao longo do tempo.
AFFOL (Adult Female Fan Of LEGO) - Significa adulto do sexo feminino, fã ou utilizador de LEGO.
AFOL é uma sigla de origem anglófona, que significa "Adult Fan Of LEGO". A tradução portuguesa é "Adulto fã (ou utilizador) de LEGO", mas mantém-se o recurso à sigla inglesa por comodidade.
Um AFOL é um indivíduo que se dedica ao hobby LEGO, encarando-o não tanto como um brinquedo (na visão tradicional, algo destinado a crianças) mas antes como um objecto colecionável, por um lado, e um meio de expressão plástica, por outro.
B
Baseplate é um elemento LEGO especialmente destinado a servir de base de construção em contacto directo com uma superfície não-LEGO (o chão, por exemplo). Mais fina do que as plates. A baseplate difere duma plate comum por não ter pontos de encaixe na sua parte inferior, sendo ao invés disso praticamente plana, apenas com indentações na face inferior dos studs.
As baseplates podem ter diversos formatos, tanto em superfície como em relevo. As baseplates com relevo são designadas "Raised Baseplate".
Geralmente grande e pode chegar a medir 48x48 studs.
Existem três tipos de plates: lisa, com relevo (Raised Baseplate) ou sobre-elvada e de estrada.
Bignette é uma grande criação LEGO, maior que uma vignette, mas mais pequena que um diorama.
Billung, Dinamarca. A sede e principal centro de design do Grupo LEGO.
Bitola é a distância entre carris numa linha de caminho-de-ferro. A Bitola LEGO é de 4 studs.
Brick (Tijolo, Pedra, Peça) - É a peça básica da LEGO. Pode ser referido também como unidade de medida de altura. Um Brick corresponde a 3 plates de altura ou seja aproximadamente 9,5mm ou 24 LDU (sem contar com os studs).
Brick 1 x 2 x 2 - Os valores correspondem à largura, comprimento e altura respetivamente. A largura e o comprimento são medidos em studs (8mm) e a altura em bricks (cerca de 9,5mm ou 1,2 studs). Quando o terceiro valor é omisso, a altura é de 1 (brick). Exemplo de um brick 2 x 4.
Brick-Built é uma criação lego composta por elementos LEGO básicos, em vez de elementos mais especializados.
C
CA é a sigla inglesa para designar "Cellulose Acetate" (Acetato de celulose), um polímero usado nos primeiros elementos LEGO produzidos.
Este material foi gradualmente substituído pelo ABS durante as décadas de 60 e 70. O CA foi substituído pelo ABS, por ser um plástico pouco estável com grande tendência a deformar de forma irreversível com o passar do tempo.
CAD (Computer Aided Design) - “Desenho Assistido por Computador”, uma técnica ou ferramentas de software também utilizados com modelos de peças LEGO, para produzir construções digitais e virtuais.
Canibalizar, quando aplicado no contexto LEGO, é o verbo que designa o acto de remover peças de um set ou MOC para as aplicar noutras construções.
Por norma a remoção não implica o desmancho total do set ou MOC original, que fica assim com "buracos" de forma permanente ou transitória. No entanto, uma canibalização pode ir a um extremo tal que se transforma mesmo numa destruição pura e simples.
Um set pode ser adquirido com o fito expresso de ser canibalizado, embora esta solução seja considerada radical e possa não ser a mais interessante sob um ponto de vista económico.
O termo foi importado do mundo da mecânica, em que é normal recorrer a salvados de peças em aparelhos desativados para substituir as que são necessárias ao bom funcionamento dos outros aparelhos.
Cheese Slope é a peça conhecida por "Slope Brick 33º de inclinação, 1x1 stud de largura e 2 plates de altura e que surgiu no ano de 2004. O nome deve-se à semelhança destas peças de cor amarela com fatias de queijo.
Clone Brands são brinquedos de construção similares e muitas vezes compatíveis, mas mais baratos e de qualidade inferior. Normalmente são desprezados pelos fans de LEGO.
Curved Out Wedge (COW) é uma expressão utilizada para designar as peças LEGO com curvas suaves. Este tipo de peças foi introduzido nos anos 2000 e vieram substituir a utilização de slopes em alguns sets e MOCs.
É popular entre muitos AFOLs por permitirem curvas mais suaves e naturais nos MOCs.
Custom é uma criação LEGO que contém peças que não são originais LEGO®, peças LEGO® modificadas ou peças de outros fabricantes compatíveis. Contrasta com os Puristas.
Customiser é o fan de LEGO que não receia modificar peças originais LEGO® numa criação. A modificação pode incluir pintar, cortar, furar, derreter as peças, adicionar outras peças não-LEGO ou adicionar detalhes com quaisquer autocolantes ou decalques. Os puristas consideram tudo isto uma heresia.
D
DACTA é a marca comercial dos produtos LEGO vocacionados para o ensino. Foi utilizada durante as décadas de 80 e 90 e incluía sets apenas disponíveis para instituições de ensino, como os primeiros interfaces robóticos (precursores de MindStorms). Esta designação caiu em desuso, sendo a linha atualmente referida como LEGO Educational.
Dark Age é a expressão inglesa que se refere ao tempo de afastamento do LEGO, entre a infância (ou juventude) e a idade adulta que por regra acontece a todos os AFOLs. Em tradução literal, significa "Idade das Trevas".
Diorama (ou DIO) é um modo de apresentação artística de cenas da vida real com peças LEGO® para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento.
E
Elemento é a designação preferida pela LEGO para os vários tipos de blocos de construção produzidos e vendidos pela TLC.
Em português esta designação é coloquialmente substituída por "peça".
I
Ilegal - Técnicas de construção LEGO que quebram as regras de encaixe entre elementos LEGO usadas pelos designers de sets da LEGO, particularmente ligações que forçam os elementos LEGO.
J
Jet-LEGO - Designa o estado de desequilíbrio entre o ritmo biológico do organismo humano e os indicadores externos ambientais que normalmente lhe servem de referência, causado por muitas horas de montagem/construção de lego até altas horas da noite...
Entre outros sintomas: (imediatos) perda de fome, sede, sono e outras necessidades fisiológicas, dormência das pernas, vista cansada e desfocada, dores nas costas; sintomas mais prolongados: alterações nas rotinas de sono, sensibilidade à luz solar, sonolência, etc... (adaptação do conhecido termo Jet-Lag por Vasco Serranho).
Joe Vig é um personagem criado pelos AFOLs que aparece normalmente em Vignettes. O minifig desta personagem utiliza normalmente calças azuis, torso vermelho, cabeça do Ron Weasley do tema Harry Potter e cabelo castanho. Eventualmente poderão ser utilizados chapéus, capacetes entre outros e que deverão ser brancos.
Em todas as Vignettes criadas com o Joe Vig, ele está prestes a entrar numa situação má. Estas situações não têm escapatória evidente.
Jumper é o nome dado às "plates 1x2 with one stud" e que normalmente são necessárias para algumas técnicas de construção.
Juniorização é o nome pelo qual ficou conhecida a tendência de simplificação excessiva dos modelos LEGO no final dos anos 90.
O objetivo desta estratégia era apelar a grupos etários mais jovens que os 5 anos habitualmente estabelecidos, partindo do pressuposto que a montagem teria de ser mais rápida, e a ênfase deveria estar na jogabilidade do conjunto uma vez montado.
A introdução de numerosas peças com utilidade limitada (das quais os chassis dos veículos será talvez o exemplo mais evidente) tornou este tema mal-amado entre os colecionadores, apesar de incluir algumas ideias interessantes e quase inéditas.
K
KFOL (Kid Fan Of LEGO) - É uma sigla de origem anglófona, que significa "Kid Fan Of LEGO". A tradução portuguesa "Criança fã de LEGO", mas mantém-se o recurso à sigla inglesa por comodidade.
Refere-se normalmente a uma criança (5-12 anos) que brinca com LEGO como tantas outras, mas para além disso mantém um contacto com a comunidade AFOL através de diversos meios (fóruns, eventos, etc...).
Um KFOL é um indivíduo que se dedica ao hobby LEGO, encarando-o não na ótica do AFOL, mas também não na mesma perspetiva que uma outra qualquer criança. Para um KFOL, o LEGO é um brinquedo, mas também é todo um mundo para lá disso - com comunidades para troca de ideias e exibição de MOCs. Encara ainda o LEGO como um objeto colecionável, por um lado, e um meio de expressão plástica, por outro. O KFOL pode ser ou não um membro ativo duma comunidade, designada genericamente por "LUG".
Um KFOL não se torna necessariamente um AFOL, e mesmo que o faça, normalmente há um período de desinteresse entre ambas as fases (a Dark Age).
KISS é uma sigla inglesa que significa "Keep It Simple, Stupid!" ("Mantém as coisas simples, estúpido!", em português).
Esta sigla é frequentemente usada como alerta quando alguém está a desenvolver uma solução demasiado complicada para um problema; teve origem não-LEGO, e como tal é entendida mesmo por não-AFOLs.
Pode pretender designar uma técnica - embora não sendo uma, em sentido estrito - e nesse contexto alguém pode dizer que aplicou o "princípio KISS" numa construção.
L
L – Unidade LEGO, corresponde à largura de um brick 1 x 1 ou seja 8mm ou 0,315” o que é por vezes aproximado a 5/16” (0,3125”). É uma designação atualmente evitada, devendo-se utilizar uma sua subdivisão em substituição.
LA (LEGO Ambassadors) – ‘Embaixadores LEGO’, designa um programa oficial da TLG que visa aproximar a empresa da comunidade AFOL que a suporta e o público em geral. É uma forma de passar informação diretamente à comunidade de forma privilegiada e ao mesmo tempo ouvir a opinião e anseios desta. Espera-se ainda que os embaixadores desempenhem um papel ativo, na dinamização dos fóruns sobre LEGO ou outros meios equivalentes, na organização de eventos, etc...
LAN é a sigla em inglês que significa “LEGO Ambassadors Network, em tradução livre “Rede de Embaixadores LEGO”.
A LAN apresenta-se como uma nova plataforma da TLG que pretende fazer a ponte entre a empresa e os AFOLs de todo o mundo. Utilizando para isso os recentemente denominados de LUG Ambassador.
LCP (LEGO Certified Professionals) – ‘Profissional Certificado LEGO’, designa um programa oficial da LEGO, que reconhece a competência de AFOLs que se dedicam de uma forma profissional (a tempo total ou parcial) ao desenvolvimento de construções LEGO.
LEGO Certified Professional, também conhecido por LCP, é um programa criado pela TLG. Fazem parte desse programa AFOLs que de algum modo utilizam as peças LEGO como meio de trabalho.
O programa oferece algumas contrapartidas para os AFOLs associados. Desde de descontos em compras como a autorização da utilização do logótipo da marca.
É necessário uma candidatura e um pagamento anual para participar no programa.
LDraw LDD (LEGO Digital Designer) – É a resposta da LEGO a sistemas como o LDraw que permitem construir modelos virtuais de sets LEGO. A LEGO desenvolveu também o negócio Factory em torno desta facilidade ao aceitar que os utilizadores façam o upload do ficheiros com as suas construções e encomendem diretamente online, uma caixa de LEGO personalizada com a sua construção.
É um programa de CAD que permite ao utilizador criar modelos e cenários virtuais com peças LEGO. Foi originalmente criado por James Jessiman e depois atualizado e complementado por outros. Nomeadamente foram disponibilizados outros programas como o MLCad (desenvolvido por Michael Lachmann's), um GUI que utiliza a livraria de componentes LEGO do LDraw, e outros programas que permitem por exemplo criar imagens realistas raytraced dos modelos criados em CAD (ex. POV-Ray).
LDU (LDraw Unit) – Subdivisão de L utilizada para especificar dimensões de peças.
20LDU = 1L. Esta unidade é preferida relativamente à utilização de ‘L’.
Expresso em LDUs, cada brick mede 24 LDU de altura e cada plate 8 LDU também de altura.
Legal - Técnicas de construção LEGO que seguem as orientações de construção designers de sets da LEGO.
LEGO - Em 1934, o fundador da LEGO, Ole Kirk Christiansen, lançou entre os seus empregados um concurso para definir um novo nome para a empresa, onde iria presentear a pessoa que tivesse a melhor ideia com uma garrafa de vinho. Acabou por preferir a ideia proposta pelo próprio: LEGO, que vem do Dinamarquês leg godt e que se traduz em Inglês para “Play Well” ou "Brincar Bem" em Português. Mais tarde veio-se a descobrir que em Latim, “LEGO” pode também ser traduzido como "I put together" ou "I assemble".
LEGO escreve-se oficialmente sempre em letras maiúsculas. A companhia reclama que para proteger o nome da marca, a palavra LEGO, deve ser sempre utilizada no singular (nunca LEGOs) e como adjetivo, tal como em "LEGO set", "produtos LEGO", "universo LEGO" e assim por diante. Apesar de tudo estas recomendações corporativas são frequentemente ignoradas e a palavra LEGO é vulgarmente utilizada não só como um substantivo para se referir aos LEGO Bricks, mas também como termo genérico que se refere a qualquer espécie de peças que se podem interligar em brinquedos.
A LEGO não apenas fabrica os referidos blocos, como também possui outras empresas no sector dos plásticos, nomeadamente uma para fabrico de sinalização.
A LEGO possuiu parques temáticos (LEGOLAND), agora licenciados a uma empresa externa.
LEGO é uma marca duma empresa dinamarquesa, cujo nome se tornou sinónimo de "blocos plásticos de construção".
LEGOLAND – Nome dos parques temáticos construídos pela LEGO e que se situam em: Billund, Windsor, Deutschland (Günzburg) e Califórnia (Carlsbad, USA).
Estes parques já não são hoje em dia geridos nem possuídos diretamente pela TLG.
LEGO Designer, é um criativo ao serviço da marca, tem como objetivo desenvolver temas existentes ou novos projetos, desenha SETs dentro da temática para a qual está a trabalhar.
Por norma, estes criativos, estão inseridos em grupos de trabalho para que possam discutir e desenvolver novas linhas.
Desenhar um set é uma atividade complexa e exigente, pois deve reunir vários aspetos importantes impostos pela marca, alguns como: número de peças, tipos de peças, cores, jogabilidade, aspeto, apresentação, resistência, preço.
Atualmente a LEGO possui dois Designers Portugueses, (desde Outubro, 2010) Marcos Bessa e (desde Setembro, 2012) António Ricardo Silva que são AFOLs e membros da Comunidade 0937.
Lego Pneumatic Engine ou LPE é um motor feito a partir de peças LEGO que utiliza ar como fonte de energia. Os LPE's mais comuns são feitos a partir de peças pneumáticas, nomeadamente 1 ou mais cilindros, em várias configurações, sendo as mais comuns os motores em linha (com até 4 cilindros, embora seja possível acrescentar mais) e motores em V (com o número de cilindros pares, normalmente V4, V6 ou V8, embora seja possível acrescentar mais cilindros). Para além dos cilindros, os motores também têm válvulas cuidadosamente ajustadas para fornecer ar aos cilindros na altura certa. Muitos destes motores têm peças modificadas, como cilindros e válvulas, quer para aumentar a velocidade como para permitir o próprio funcionamento do motor (que se não estiver bem ajustado não funciona). O funcionamento básico destes motores é o seguinte: um compressor (que pode ser feito de LEGO, ou ser um compressor comercial) manda ar para uma (ou mais) válvula(s), que por sua vez mandam ar para o(s) cilindro(s), que fazem rodar uma cambota, que por sua vez faz mudar as posições das válvulas, mandando ar para os cilindros na direção oposta, permitindo o funcionamento contínuo do motor. Depois, um veio ligado à cambota roda, e é este veio que tem a energia mecânica que vai ser utilizada. Embora estes motores se parecem com motores de combustão interna, o seu funcionamento é mais parecido com o de máquinas a vapor. Apesar de ser desconhecido o primeiro LPE, um dos primeiros foi um modelo que aparecia na parte de trás da caixa do set 8040.
Existe outro tipo de LPE, que é basicamente uma turbina, com o ar a entrar numa roda, fazendo-a girar, e depois saindo, numa maneira similar à de um moinho de água. Estes motores rodam a uma grande velocidade, mas o seu binário é muito reduzido.
Existe ainda outro tipo de LPE, que funciona através de uma maneira análoga ao primeiro tipo, mas feito somente com bricks, e as válvulas estão diretamente ligadas ao cilindro.
Legolizável é um neologismo da língua portuguesa, que significa "algo suscetível de ser transformado num modelo LEGO". Aplica-se a objetos não apenas reais, mas também virtuais. Tanto quanto se julga foi usado pela primeira vez por Luís Baixinho no Fórum 0937.
Este termo está relacionado com outro, "setealizável".
Legos - nunca se diz legos. O plural correto para mais do que um elemento LEGO é LEGO® building bricks.
LUG é a sigla em inglês que designa um "LEGO Users' Group", ou seja, um "Grupo de Utilizadores de LEGO".
A adopção desta designação surgiu inicialmente como sátira aos Linux Users' Groups, comunidades on-line dedicadas ao desenvolvimento do sistema operativo Linux, às quais os primeiros membros de L(EGO)UGs também pertenciam na sua maioria. O primeiro meio conhecido em que esta designação foi utilizada foi o newsgroup "rec.toys.LEGO", ainda antes de 1997.
Os LUGs podem adotar várias designações, normalmente baseadas no âmbito geográfico ou no leque de interesses dominante entre os seus membros. A sigla LUG é assim frequentemente usada como parte da designação completa dum LUG.
Os LUGs podem ser assumir diversas formas e orgânicas internas, desde LUGs formais a informais, passando pela divisão "aberto/fechado ao público", ou pela exclusividade AFOL, por exemplo. A designação é portanto muito abrangente.
Esta sigla começou como Linux User Group (referente ao sistema operativo Linux) mas foi adaptada e vulgarizou-se agora entre muitas das comunidades dedicadas ao LEGO, que a utilizam após o nome do país ou localidade. Exemplo: ITLUG - Itália; BELUG - Bélgica; PLUG – Portugal; MichLUG – Michigan (US).
LUGNET (LEGO Users Group Network) - Rede de Grupos de Utilizadores de LEGO (LUGs). www.lugnet.com
Já editado em anterior edições do XOK Magazine.
Texto: Carlos Vivo (blogger, técnico multimédia e audiovisual, help-desk e leggista).
Imagens: Goe
O Mundo LEGO, quase todo, em:
http:vivolego.blogspot.pt
000332
Comments