Das saunas com infravermelhos ao consumo de insectos, este ano promete muitas novidades a nível de beleza e nutrição.
Com o início de 2019 a decorrer, já é possível prever alguns dos hábitos de wellness que se tornarão populares com a chegada do novo ano. As tendências de saúde e bem-estar adaptam-se às mudanças de costumes e mentalidades, e o próximo ano promete um maior foco na alimentação sustentável e na espiritualidade.
O regresso à natureza
Se em 2018 tentámos desintoxicar das redes sociais e da internet em geral (sem grande sucesso), a tendência para o próximo ano leva-nos de volta à natureza, seja para passear, fazer exercício físico ou meditar. Em 2019, desligar o telemóvel e ficar no sofá não vai ser suficiente; o regresso à natureza vai levar-nos a explorar novos locais e rotinas de bem-estar, sempre ao ar livre.
A dieta cetogénica ecológica
Já é conhecida há algum tempo, mas promete tornar-se ainda mais popular no próximo ano. A dieta cetogénica defende uma alimentação baseada em gorduras saudáveis, o consumo de proteína em quantidades adequadas e muito poucos hidratos de carbono. A teoria é que esta dieta, que é principalmente baseada em carnes e vegetais, ajuda a perder peso e usa a gordura consumida como fonte de energia. No entanto, com uma preocupação cada vez maior com o estado do planeta, surgiu agora a versão ecológica da dieta cetogénica, que segue todos os princípios da original mas substitui a carne por outras alternativas.
Rotina do sono
Se dormir as horas recomendadas todas as noites já é quase impossível, conseguir um sono de qualidade então é algo com o qual só podemos sonhar. Ou será que não? O foco estará não na quantidade, mas na qualidade do nosso sono, e certos hábitos que já vão sendo mencionados agora e que prometem melhorar a qualidade das nossas noites irão ganhar protagonismo. Entre eles, evitar cafeína à noite, desligar todos os ecrãs e gadgets pelo menos uma hora antes de dormir, e adaptar a temperatura do quarto para aquela com a qual nos sentimos mais confortáveis.
O consumo de insectos
Sim, leu bem: os insectos, que sempre fizeram parte da gastronomia de certas culturas, irão chegar às dietas ocidentais mais cedo ou mais tarde. A razão que os traz cá? Existem em enormes quantidades, têm baixo teor de gordura e são uma fonte de proteína muito mais sustentável que a carne ou o peixe.
Saunas de infravermelhos
Já estão por aí há algum tempo, mas prometem tornar-se mais populares no próximo ano. As saunas de infravermelhos usam um tipo de aquecimento semelhante àquele que é utilizado nos hospitais para manter os bebés prematuros aquecidos. Este método aumenta a temperatura do corpo, aliviando dores musculares e das articulações, mas mantém a sauna mais fria que as saunas tradicionais (as saunas de infravermelhos chegam aos 60º, enquanto a temperatura das tradicionais vai até aos 93º). Embora as temperaturas sejam mais baixas, estas saunas fazem suar mais, expulsando as toxinas do corpo e removendo o peso de água em excesso.
Aulas de Bunda
É uma nova aula de fitness que se separa em duas partes: exercícios de cardio na stairmaster, e uma segunda parte repleta de exercícios com bandas elásticas e cordas que prometem intensificar os agachamentos e outros movimentos que fortificam os músculos dos glúteos. As aulas de Bunda dedicam-se, como o próprio nome indica, a tonificar e fortalecer a zona das coxas e nádegas.
Cogumelos medicinais
Depois da invasão do açaí, em 2019 será a vez dos cogumelos ganharem protagonismo após os especialistas terem descoberto que estes fungos podem ajudar a lutar contra o cancro, a minimizar inflamações, a equilibrar os níveis de açúcar no sangue, entre outros benefícios. Os cogumelos são ainda uma das poucas fontes naturais de vitamina D e activam o sistema imunitário ao aumentarem a quantidade de glóbulos brancos no sangue. Por todas estas razões, espera-se que a popularidade deste alimento aumente muito no próximo ano.
Beleza (cada vez mais) espiritual
Se já está a par da enorme tendência dos cristais na beleza, pode esperar muitos mais produtos e tratamentos semelhantes no próximo ano. Os cristais e o reiki estarão cada vez mais presentes nos spas e nas nossas rotinas de beleza em casa.
Texto: Marta Carvalho (DR)
Imagens: Google
000352
댓글